Conselho Curatorial

Editor, escritor, autor de teatro e ex-livreiro. Atualmente é editor da Ficções Editora. Com a coleção ptyx, ganhou o Prêmio Classic de Artes Gráficas (1990), e, em 1991, o Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial. Entre suas obras, destaque para os juvenis O Encontro da Lua Nova (selecionado para a 43rd Bologna Children’s Book Fair 2006), As Horas Claras e O Elefante Entalado; e os infantis A Paixão de A e ZEstrelas Maduras e Dia Noite – Haikais. Criou o Passeio Literário ao Redor do Bairro em São Paulo (2016). Atualmente é assessor do Gabinete para o Livro e a Leitura na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

É educadora social, licenciada em Ciências/Matemática, bacharel em Turismo e tem especialização em Pedagogia Social. É coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – Ibeac e gestora da Rede LiteraSampa. Desde a década de 1990 apoia a criação de bibliotecas comunitárias em áreas periféricas da cidade de São Paulo. Participou ativamente da elaboração do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca da São Paulo – GT PMLLLB/SP. É docente da pós-graduação Livros, crianças e jovens: teoria, mediação e crítica, do Instituto Vera Cruz.

É consultora editorial e publisher da revista Emília, publicação de referência na área literária brasileira. É doutora em História Econômica pela USP e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona. Curadora e coordenadora dos seminários Conversas ao Pé da Página. Coordena no Brasil a Cátedra Latinoameriacana y Caribeña de Lectura y Escritura. Professora convidada do Master da Universidade Autonoma de Barcelona. Curadora da Festa Literária das Periferias Parque (Flupp) em 2014 e 2105. Membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen 2016.

Bibliotecária, mestre em Ciência da Informação, pela Escola de Comunicações e Artes da USP, especialista em Bens Culturais: Economia e Gestão pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. É coordenadora da Biblioteca Walter Wey e do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo. É docente no curso de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FABCI/FESP-SP.

Doutoranda em Ciência da informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Ciência da informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e especialista em Gerência de Sistemas pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo. É profissional da informação dos sistemas SophiA Biblioteca e Philos. É pesquisadora na área de conteúdo digital e linked data, com experiência em automação de bibliotecas, livros digitais, catalogação, migração de registros bibliográficos, planejamento de bibliotecas digitais e metadados. É autora da obra Livro Digital e Bibliotecas, publicado pela Fundação Getúlio Vargas.

Bibliotecária graduada pela FESPSP, com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF-RJ e Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto. Atuou na Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas – TV Cultura, período em que coordenou a implantação da digitalização do acervo fonográfico, e no Jornal da Manhã – Folha de São Paulo, com indexação do Banco de Imagens. Desde 2006, é coordenadora da Biblioteca Pública Poeta Paulo Bomfim do município de Itanhaém – SP. Desde 2011, tem atuado como tutora e conteúdista em cursos de Ensino a Distância.

É editor, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing. Atua na área editorial desde 1978. Trabalhou na Abril Cultural, Prêmio Editorial e outras empresas do setor. Entre 2003 e 2007, foi diretor de Marketing e Comunicação da Câmara Brasileira do Livro, onde coordenou as Bienais do Livro de São Paulo em 2004 e 2006, o Prêmio Jabuti, além de diversos eventos e seminários. É gerente de Projetos e Programas Culturais da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, onde atua desde 2012. Em 2015, publicou seu primeiro romance Eu queria que você soubesse pela editora SMS/Artemeios.

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (2007), pela FabCI/FESPSP e pós-graduanda em Projetos Sociais e Políticas Públicas pelo Senac. Entre 2007 e 2011, atuou em biblioteca escolar no Colégio Santa Catarina e na rede de bibliotecas escolares do SESI em São Paulo – SP. Em setembro de 2011 ingressou no serviço público como bibliotecária da Biblioteca Pública Professor Nelson Foot em Jundiaí – SP, onde coordena projetos culturais e sociais de incentivo à leitura, qualificação profissional, protagonismo juvenil, inclusão social e enraizamento comunitário.

Bibliotecária, especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (2015-2016). Graduanda do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Francês pela Unesp. Formada em Biblioteconomia pela Unesp (2010). Em 2011, foi bibliotecária da Fatec de Presidente Prudente – SP. Desde 2012 atua na Biblioteca Pública Anna Aparecida José de Brito, em Tarumã – SP e, desde 2017, também no Colégio Anglo Xereta em Assis – SP.

Administrador pela FGV-SP. Foi professor de Metodologia da Pesquisa na área de Comunicação. Coordenou a área de multimeios e formação na Fundap. Ministrou cursos na área para o Senac, Fundação Cenafor, entre outros. Foi coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e gerente de planejamento e dirigente em empresas, entre elas a Editora Brasiliense e, mais recentemente, gerente de projetos na área cultural. É tradutor e diretor-executivo da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

É historiadora formada pela PUC-SP, com especialização em Estratégias de Desenvolvimento Cultural na área de Políticas Culturais Internacionais e Gestão de Artes – Curso Conception, Décision, et Gestion Culturelles – Formation Internationale Culture e Université d’Avignon et Vaucluse, na França.
Por mais de 20 anos atuou na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo como diretora de vários departamentos nas áreas de preservação, difusão e formação cultural. Foi coordenadora do Departamento de Museus e Arquivos no período de 2004 a 2008. De 2013 a 2015 exerceu a função de presidente da Comissão de Análise de Projetos do Programa de Apoio à Cultura (Proac/ICMS). Desde 2015 coordena a Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura. Faz parte de vários Conselhos Consultivos do Governo do Estado de São Paulo. Participou de congressos e programas internacionais como coordenadora, palestrante, pesquisadora, observadora e curadora. Tem livros e artigos publicados.

Graduada em Biblioteconomia e Letras, especialista em Mediação de Serviços de Informação e Educação, e pós-graduada em Gestão Pública. É coordenadora regional das bibliotecas das Zonas Oeste e Norte na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Docente no Senac Francisco Matarazzo. Autora do livro Técnico de Biblioteconomia, publicado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (2010). Autora do capítulo Etapas de formação em biblioteca: um estudo em construção do Caderno de Conteúdos Semana de Formação Cultura, trabalho publicado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2016). Membro do Conselho Curatorial do Prêmio SP de Literatura 2016.

É formada em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo – FESPSP, com curso de extensão em Qualidade de Vida no Trabalho pela PUC-SP. É pós-graduada em Gestão Empresarial. Atuou em biblioteca escolar, foi responsável pela implantação de bibliotecas técnicas em conglomerados nacional e multinacional. Atualmente está na gestão pública como Diretora de Biblioteca da SP Leituras, gerenciando dois equipamentos estaduais:  a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

É doutora (2005) e mestre (1998) em Ciências da Comunicação, e graduada em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, além de extensão universitária em docência pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Atualmente é coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, coordenadora de curso e docente de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP – Núcleo de Ciência da Informação, docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching, numa parceria FESPSP e SLAC, e coordenadora da Região São Paulo, gestão 2016-2018, da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Também é consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.