Por onde andamos. Para onde vamos

Criado em 2008, o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias vem se firmando, ano a ano, como um dos mais importantes eventos dessa área em toda a América Latina. Chega agora à sua 10ª edição com muitas conquistas e aprendizados.

É uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura para inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural abertos a toda comunidade as mais de 800 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas.

Ao lado de outras ações, como o Prêmio São Paulo de Literatura e o programa Viagem Literária, o seminário é parte integrante de um conjunto de atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura para a propagação das bibliotecas e da leitura no Estado de São Paulo.

Conhecido como Seminário Biblioteca Viva, o evento vem experimentando extraordinária evolução, tanto na sua programação como no reconhecimento de milhares de bibliotecários, profissionais de bibliotecas, educadores e estudantes de áreas afins que participaram de suas atividades nesta década. Hoje é referência nacional e vem se firmando além das nossas fronteiras.

Investir na identificação de temas instigantes e palestrantes qualificados para tratar de conteúdos originais, resultantes de experiências bem-sucedidas em várias partes do mundo, é uma das razões de seu sucesso. Outra é a aprovação crescente de participantes que chegam de todas as regiões brasileiras e de alguns países vizinhos.

O compartilhamento de saberes e experiências acontece em palestras, mesas-redondas, debates, cursos, conversas com escritores. Mas também são os profissionais de bibliotecas que trazem suas experiências em painéis e pôsteres, revelando a melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados em suas comunidades de origem. Além de criações locais, reproduzem, aperfeiçoam ou recriam temas apresentados pioneiramente por palestrantes nacionais e estrangeiros em edições anteriores.

O seminário é um momento de inspiração, reflexão e transformação. Cada dia fica mais evidente que o trabalho das bibliotecas para atender as demandas da comunidade tem potencial para produzir impactos socioculturais positivos e benéficos a todos.

Isso é resultado da ação de bibliotecários e profissionais de biblioteca motivados que empreendem mudanças nas unidades em que atuam. Desde pequenas iniciativas individuais até transformações mais amplas que envolvem poder público e comunidade para atualizar o papel das bibliotecas do nosso tempo.

Muitos desafios foram superados nestes 10 primeiros anos. Outros ainda virão. Cabe a todos nós alimentar a determinação para superá-los. Cabe a nós vivificar as nossas bibliotecas: elas dependem de profissionais preparados e conscientes da sua missão de estimular a geração, o compartilhamento e a difusão do conhecimento.

Biblioteque-se conosco!

Secretaria da Cultura