SisEB

Quem somos

SisEB é o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, que foi criado pelo decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984 e reformulado pelo decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010. É vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e suas ações são coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL).

O sistema congrega bibliotecas municipais e comunitárias localizadas no Estado e é composto por aproximadamente 850 unidades de acesso público, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), ambas sediadas na Capital.

No plano operacional, as ações do SisEB são realizadas pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, organização social de cultura, que mantém contrato de gestão com a Secretaria da Cultura sob coordenação da UDBL.

Promover a capacitação dos profissionais por meio de eventos, palestras, oficinas e cursos presenciais e a distância é uma das principais ações do SisEB.

A realização anual do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva) é outra iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que, desde 2008 vem se consolidando como referência do setor no Brasil.

A disseminação do conhecimento em diversas áreas relacionadas às atividades das bibliotecas de acesso público tem como objetivo melhorar as práticas de gestão e aprimorar permanentemente os serviços oferecidos ao cidadão.

Cabe ao SisEB atuar como agente de estímulo para o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes que mantêm as bibliotecas paulistas sintonizadas com os tempos atuais, transformando-as gradativamente em bibliotecas vivas e centros de convivência cultural e multidisciplinar em suas comunidades.

 

SisEB – Missão, Visão e Valores

Missão

Promover, estimular e apoiar as Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo contribuindo para a democratização do acesso à informação, ao livro e à leitura.

Visão

Ser referência na promoção e incentivo à leitura no cenário nacional em 2020.

Valores

Ter compromisso com a ampliação do acesso à informação, ao livro e à leitura respeitando a ética e os valores humanos.