cida-fernandez

Cida Fernandez

Bibliotecária, consultora e pesquisadora do Centro de Cultura Luiz Freire

Consultora, pesquisadora e palestrante, é bacharel em biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização nas áreas de literatura infantil, arte-terapia, teatro do oprimido e qualificação de profissionais do desenvolvimento. Atua prioritariamente nas áreas de literatura, biblioteconomia, educação, artes e cultura, na perspectiva dos Direitos humanos.

Realiza estudos, pesquisas e metodologias para o acompanhamento da implantação, desenvolvimento e sustentabilidade de bibliotecas de acesso público (comunitárias, municipais, estaduais e escolares).

Desde 2006, é responsável pelo Programa Direito à Leitura do Centro de Cultura Luiz Freire, respondendo pelo programa Prazer em Ler, do Instituto C&A que em 2016 apoia técnica e financeiramente a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias em 21 estados brasileiros.

Coordenou o projeto Mais Bibliotecas Públicas, realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania-CDC, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/DLLLB/MinC que fez o mapeamento nacional para reduzir o número de municípios sem bibliotecas públicas.

É pesquisadora técnica convidada do Grupo de Pesquisas sobre Bibliotecas Públicas, da UNIRIO. Realiza cursos e palestras no Brasil e no exterior sobre políticas públicas para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.