Conhecimento, Leitura e Literatura: Novas Trilhas

Criado em 2008, o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias consolidou-se em mais de uma década como um dos mais importantes eventos dessa área em toda a América Latina. Chega agora à sua 11ª edição, propondo um olhar abrangente sobre as novas trilhas que se abrem para a geração de inovação e conhecimento.

Ao lado de outras ações, como o Prêmio São Paulo de Literatura, o programa Viagem Literária e ações de capacitação presenciais e a distância, o seminário é parte integrante de um conjunto de atividades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura para a propagação da cultura literária e o aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão paulista.

Amplamente conhecido como Seminário Biblioteca Viva é também uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para fortalecer e transformar em centros de convivência cultural as mais de 700 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas. Hoje é referência nacional e vem se firmando além das nossas fronteiras.

Investir na identificação de temas instigantes e palestrantes qualificados para trazer conteúdos originais, resultantes de experiências bem-sucedidas em várias partes do mundo, é uma das razões de seu sucesso. Outra é a aprovação crescente de participantes que chegam de todas as regiões brasileiras e de países vizinhos.

O compartilhamento de saberes e experiências acontece em palestras, mesas-redondas, debates, cursos, conversas com escritores. Mas também são os profissionais de bibliotecas que trazem suas experiências em painéis e pôsteres, revelando a melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados em suas comunidades de origem. Além de criações locais, reproduzem, aperfeiçoam ou recriam temas apresentados pioneiramente por palestrantes nacionais e estrangeiros em edições anteriores.

O seminário é um momento de inspiração, reflexão e reavaliação. É cada vez mais evidente que, além de ser a casa da palavra, da imaginação e da geração autônoma do conhecimento, as bibliotecas estão aptas para atender as novas demandas da comunidade e têm enorme potencial para produzir impactos socioculturais e econômicos para todos.

Um longo caminho foi percorrido desde a primeira edição. Novos desafios se apresentam diariamente aos gestores públicos, dirigentes e profissionais da Cultura e Educação, mas novas trilhas são abertas pela inovação tecnológica, pelas possiblidades de Comunicação e pelas experiências que chegam de muitos lugares.

Venha percorrer conosco as novas trilhas do Conhecimento, Leitura e Literatura.

Conselho Curatorial