

EM Breve

Alexandre Amaro
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Mestre em Literatura Brasileira (UFMG) e Doutor em Estudos de Linguagens (CEFET-MG), atua como professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Autor de Construir sobre ruínas: leitura e escrita em ambientes de privação de liberdade (Ed. Autêntica).

Amanda Fonseca Tojal
Arteinclusão – Consultoria em Ação Educativa e Cultural
Museóloga e Educadora de Museus com graduação em Educação Artística (FAAP), pós-graduação em Museologia (FESPSP), mestrado em Artes e doutorado em Ciências da Informação (ECA-USP). Coordenou programas educativos inclusivos no MAC-USP e na Pinacoteca de São Paulo. Atua como consultora em acessibilidade e educação inclusiva para públicos com deficiência em museus e instituições culturais. Ministra cursos de formação em acessibilidade cultural e educação inclusiva, além de lecionar no curso de especialização Arte na Educação: teoria e prática (ECA-USP). Curadora da exposição itinerante Sentir pra Ver: Gêneros da pintura na Pinacoteca de São Paulo. Sócia-presidente da Arteinclusão – Consultoria em Ação Educativa e Cultural.

Angelina Moreira de Souza
Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira
Bibliotecária e pedagoga pela USP, especialista em Gestão Cultural pelo Senac. Mediadora do clube Leia Mulheres Diadema e membro do grupo de Trabalho para Governança do SisEB. Atua como bibliotecária na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira e na Casa do Hip-Hop, e como conselheira do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal da PcD, em Diadema. Foi delegada nas conferências municipal, estadual e nacional de Cultura e nas conferências municipal e estadual da PcD.

Ciro Monteiro
Viajar sem sair do lugar
Doutor e mestre em Ciência da Informação pela UNESP, onde defendeu a primeira tese do Brasil sobre bibliotecas e incentivo à leitura no sistema prisional. Bacharel em Biblioteconomia (USP-Ribeirão Preto) e graduado em História (UNESP). Trabalhou por dez anos no sistema prisional, atuando na gestão de unidades de informação e desenvolvendo projetos de leitura e produção cultural para pessoas privadas de liberdade. Atualmente é diretor da Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) em Ribeirão Preto.

Clarice Tavares
InternetLab
Diretora de pesquisa do InternetLab. Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica. É pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito da USP. No InternetLab, é responsável pela supervisão de projetos de pesquisa e pela representação institucional. Suas áreas de atuação abrangem marcadores sociais da diferença, violência online, justiça de dados, privacidade, vigilância e desigualdades.

Claudia Aratangy
Remição em Rede
Formada em Educação Física pela USP e em Direito pelo Mackenzie, possui mestrado em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo, no tema remição de pena pela leitura. Atuou por mais de trinta anos na elaboração e na gestão de projetos e políticas públicas de educação, dentre eles a Liga das Universidades Leitoras, voltadas para clubes de leitura em faculdades de Pedagogia e Letras. É advogada criminalista e mediadora de leitura. Também atua como formadora de mediadores, parecerista e coordenadora do programa Remição em Rede, que desenvolve atividades de clube de leitura e remição pela leitura nas penitenciárias masculina e feminina de Tremembé.

Gabriela Pedrão
Grupo Marista
Bibliotecária pela USP e doutora em Ciência da Informação pela Unesp. Atualmente é bibliotecária no Marista Escola Social Ir. Rui, situado em uma área de alta vulnerabilidade em Ribeirão Preto, é coordenadora e docente do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Claretiano. Também atua como mediadora de clubes de leitura e trabalha há mais de dez anos com divulgação da área de biblioteconomia na internet.

Felipe Meneses Tello
Universidade Nacional Autónoma do México
Doutor em Biblioteconomia e Estudos da Informação pela UNAM, onde atua há 38 anos como professor e coordenador da Biblioteca do Instituto de Matemáticas. Autor de mais de 80 artigos científicos e colaborador ativo em revistas brasileiras, mantém a coluna “Bibliotecas, Sociedade e Estado” no site INFOhome. Fundador de grupos e iniciativas voltadas à biblioteconomia social e política, recebeu prêmios como o “Adolfo Rodríguez Gallardo” e a medalha “Presença da UNAM Nacional e Internacional 2024”, reconhecendo sua trajetória acadêmica e compromisso com a educação e a informação.

Gunther Kunze
Biblioteca Central e Estadual de Berlim – Alemanha
Bibliotecário e romanista, mestre em Filologia Românica e Estudos Japoneses pela Universidade de Marburg, e mestre em Ciências da Informação e Biblioteconomia pela Universidade Humboldt de Berlim. Atuou como bibliotecário em formação no Instituto Ibero-Americano da Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano, no Serviço de Informação Especializada para América Latina, Caribe e Estudos Latinos. Atualmente, lidera o grupo de Ciências Humanas e Sociais da Biblioteca Central e Estadual de Berlim, premiada como Biblioteca do Ano na Alemanha em 2019. Coordena, juntamente com Leslie Kuo, o grupo de trabalho “Diversidade e Equidade” da Rede de Bibliotecas Públicas de Berlim. Integra a Comissão Técnica “Bibliotecas e Diversidade” da Associação Alemã de Bibliotecas.

Janine Durand
Remição em Rede
Educadora, fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes. Com experiência na implantação de centenas de clubes de leitura e na formação de cerca de três mil mediadores, é parceira da SP Leituras nos projetos PraLer e EAD de Formação de Bibliotecários. Atua como idealizadora e coarticuladora do programa Remição em Rede (parcerias PraLer, H360 e Voo Literário), e como mediadora do Vozes Femininas da BibliON. É conselheira do Instituto Emília, idealizadora do projeto Voo Literário, em Boituva, e coautora do livro Clubes de Leitura – uma aposta nas pequenas revoluções (Solisluna-Emília).

Janaina França de Melo
Associação Museu Afro Brasil
Bacharel em Biblioteconomia e pós-graduada em Gestão de Conteúdos Digitais. Atuou em bibliotecas públicas e escolares, desenvolvendo projetos de mediação e extensão de leitura. Atualmente, trabalha na Biblioteca Carolina Maria de Jesus do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo e compõe o Grupo de Trabalho para Governança do SisEB.

Léia Santos
Viajar sem sair do lugar
Bibliotecária, mestra e doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora de bibliotecas em presídios. Voluntária no movimento social da pauta prisional, com atuação na remição de pena por leitura, especificamente na coordenação do projeto Viajar sem sair do lugar no Centro de Detenção Provisória de Santo André.

Leonardo Fernandes Nascimento
Universidade Federal da Bahia
Químico (IFBA), psicólogo (UFBA), mestre (USP) e doutor em sociologia (IESP/UERJ), com estágio na EHESS-Paris e pesquisa visitante na University of Alberta. Professor permanente do PPGCS/UFBA e coordenador do Laboratório de Humanidades Digitais. Pesquisa desinformação e extremismos digitais. Ex-gerente de Projetos Especiais do Governo de Pernambuco. Atualmente é analista do DEE/CADE e bolsista IPEA no projeto Política em tempos polarizados.

Leslie Kuo
Biblioteca Municipal de Pankow, Berlim – Alemanha
Bibliotecária e designer, graduada na Universidade de Yale e mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Humboldt de Berlim. Atua como agente de diversidade da Biblioteca Municipal de Pankow, em Berlim, e como co-coordenadora do grupo especializado “Diversidade e Igualdade de Oportunidades” da Associação de Bibliotecas Públicas de Berlim. É cofundadora do curso de transição para imigrantes que trabalham em bibliotecas. Seus principais focos de trabalho incluem recrutamento de pessoal orientado para a diversidade, desenvolvimento organizacional, antirracismo e crítica à discriminação.

Luciana Garcia
Escritora
Atriz, jornalista e palestrante, é referência em inclusão de pessoas com deficiência e maternidade atípica. Mãe de uma criança com T21 (síndrome de Down) e cardiopatia congênita, foi vencedora do The Best Speaker Brasil na categoria Diversidade e Inclusão. Autora do livro De Peito Aberto – Do Diagnóstico ao Destino e colunista do Leiturinha, atua ajudando famílias típicas a acolherem a diversidade. Idealizadora do podcast Conversas Atípicas e ministra aulas de teatro para jovens com deficiência intelectual. Pós-graduada em Humanidades pela PUCRS, seus conteúdos provocam reflexões profundas sobre a nossa relação com a realidade PcD.

Luciana Gerbovic
Remição em Rede
Graduada em Comunicação Social e em Direito. Advogada, mestre em Direito Civil e mediadora de clubes de leitura há mais de quinze anos, com atuação em diversos espaços públicos e privados. Professora de leitura e escrita literária e formadora de mediadores de clubes de leitura. Coarticuladora do Remição em Rede, programa que implementa clubes de leitura e forma mediadores em penitenciárias, com foco na formação de leitores e na remição de pena pela leitura. É sócia-diretora da Escrevedeira Centro Cultural Literário. Coautora do livro Clubes de leitura: uma aposta nas pequenas revoluções e autora do romance A maior mentira do mundo.

Luciene Vignoli Müller
Escritora
Escritora, editora, palestrante e membro da Academia Guarulhense de Letras, transforma sua vivência em situação de rua na infância em inspiração para milhares. Autora best-seller de Colo Invisível e duas vezes TEDx Speaker, fala com sensibilidade sobre conhecimento, escolhas e acolhimento. Professora na ESMP-SP e na EMAG/TRF3, é ativista pelos direitos de crianças e pessoas em situação de rua. Em sua homenagem, foram criados espaços de leitura que celebram sua trajetória transformadora

Monja Coen Rosh
Uma das principais referências do Zen Budismo no Brasil, dedica quatro décadas à vida monástica, mergulhando profundamente nos ensinamentos e práticas do Zen. Como fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, inspirou discípulos e praticantes a integrar os princípios do budismo na vida cotidiana. Além de sua jornada monástica, Monja Coen é autora best-seller e palestrante renomada, alcançando públicos diversos com reflexões sobre autoconhecimento, liderança consciente, equilíbrio emocional e transformação social. Seus cursos já impactaram mais de 100 mil pessoas, traduzindo ensinamentos milenares em práticas acessíveis que têm transformado vidas. A atuação da Monja transcende templos, levando mensagens de paz e sabedoria para o mundo contemporâneo.

Marina de Lima Rabelo
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – Ministério da Cultura
Graduada em História e Biblioteconomia e mestre em História Social. Pertenceu ao quadro da Fundação Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, tendo atuado também na Biblioteca Demonstrativa em Brasília. Especialista em Gestão e Políticas Culturais e em Gestão de Políticas Públicas. Atualmente atua no Ministério da Cultura, como coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Marilena Nakano
Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André
Ativista do campo do direito à literatura. Doutora e pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais. Professora aposentada e pesquisadora membro do grupo de pesquisa de universidades latino-americanas. Foi secretária de Educação, Cultura e Esportes de Santo André. Sócia-fundadora e tesoureira da Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André, com atuação em territórios vulneráveis. Membro ativo dos Fóruns de Cultura da cidade de Santo André e do grupo que discute PELLLB.

Marinilde Barbosa
Sistema Estadual Bibliotecas Públicas do Pará
Especialista em Gestão em Unidades de Informação e em Gestão de Arquivo. Servidora efetiva da Fundação Cultural do Pará, no cargo de Técnica em Gestão Cultural – Bibliotecária. Atua como coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), desenvolvendo ações na área do livro, leitura e bibliotecas, com foco no fortalecimento das bibliotecas públicas, municipais e comunitárias no estado do Pará.

Silvia Nassif del Lama
Universidade Federal de São Carlos
Formada na USP Ribeirão Preto, aposentou-se após mais de quarenta anos como professora na área biológica da UFSCar. Leitora curiosa, publicou dois livros infanto-juvenis pela EDUFSCar. Liderou a criação de um grupo de mulheres na sociedade civil que começou a implantar rodas de leitura nos presídios femininos da região de São Carlos. Atualmente, o projeto Repaginando integra a UFSCar e atua em três unidades prisionais.

Simone Freire
Movimento Web para Todos
Fundadora da agência Espiral Interativa, especializada em acessibilidade e impacto social. Idealizadora do Movimento Web para Todos, que reúne dezenas de organizações em prol da construção de uma web inclusiva. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Gestão de Organizações do Terceiro Setor, integrou boards da Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) e do Insper/Enactus, e é membro do grupo de trabalho sobre acessibilidade na web do W3C Brasil. Foi eleita uma das 10.000 Women Goldman Sachs, tornou-se case internacional e foi uma das quinze empreendedoras selecionadas para celebrar os quinze anos do programa em Nova York e Washington.

Silvana Bahia
Olabi
Profissional multidisciplinar com atuação em tecnologia, diversidade, inovação social e educação. Codiretora executiva do Olabi, organização dedicada à diversificação da cena de tecnologia e inovação. Sua trajetória inclui a defesa dos direitos humanos e a promoção da inclusão digital e educacional. Reconhecida por seu trabalho no fortalecimento de comunidades e na amplificação de vozes sub-representadas, seu compromisso com a equidade de gênero e raça, bem como com o acesso à educação, coloca-a na vanguarda de iniciativas por um futuro mais justo e inclusivo.

Valéria Martin Valls
SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura
Doutora e mestra em Ciências da Comunicação e graduada em Biblioteconomia e Documentação, com extensão universitária em Docência e aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. Presidente do Conselho de Administração da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura e 1ª secretária da ABECIN (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação) para a gestão 2025-2028.

