Conselho Curatorial

Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (UDBL/SEC)

Economista, com especialização em comércio exterior, MBA em gestão com foco em estratégia e especialização em gestão da cultura e cultura e desenvolvimento. É coordenador da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Goethe-Institut São Paulo

Formada em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Por 15 anos trabalhou em escritórios de advocacia internacionais. Desde 2001 é bibliotecária do Goethe-Institut São Paulo – Centro Cultural Brasil Alemanha. Participou como coorganizadora de diversos eventos para bibliotecários com palestrantes estrangeiros, sobretudo alemães. Foi conselheira do CRB-8 na gestão de 2012 a 2014, sendo responsável pela Comissão de Divulgação e Evento

Instituto Emília

É publisher da Revista Emília e consultora editorial. Doutora em história econômica pela Universidade de São Paulo e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universitat Autònoma de Barcelona. Diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação, coordena no Brasil a Cátedra Latinoameriacana y Caribeña de Lectura y Escritura. É membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen do Bologna Children Award (2016) e consultora da Feira do Livro Infantil de Bologna para América Latina desde 2017.

SP Leituras

Especialista em Gestão de Projetos pela USP, em Customer Service pela Greystone College (Canadá) e em Gestão Cultural pelo Sesc SP. Atua na área cultural desde 2008. Trabalhou na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e na Amazon Logistics. Desde 2011 é coordenadora de Projetos Culturais na SP Leituras, com atuação na elaboração, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas e projetos sócio-culturais, literários e educacionais.

Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (UDBL/SEC)

É graduada em Biblioteconomia e Documentação e pós-graduada em Marketing. Possui vasta experiência com bibliotecas universitárias e públicas. Atualmente é diretora técnica e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), programa da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, onde desenvolve um trabalho conjunto com as bibliotecas municipais.

Associação Pinacoteca Arte e Cultura

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com MBA em Bens Culturais e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atua com gestão de biblioteca especializada e arquivo e coordena a Biblioteca Walter Wey e o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado de São Paulo. É docente no curso de graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação e do curso de pós-graduação em Gestão da Informação Digital na FABCI/FESPSP. Atualmente é secretária da Seção de Bibliotecas de Arte da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

Ibeac / Rede LiteraSampa

É educadora social desde a adolescência. Coordena projetos de direitos humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), desde 1997. Em 2018, iniciou o mestrado no programa de pós-graduação em Turismo na EACH/USP, para pesquisar e escrever sobre as viagens que ela, os jovens, os livros e a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura têm feito, levando a região de Parelheiros para o mundo. É uma das gestoras da Rede LiteraSampa e membro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Prefeitura Municipal de Itanhaém

Bibliotecária graduada pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo, com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto. Atuou na Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas – TV Cultura, período em que coordenou a implantação da digitalização do acervo fonográfico, e no Jornal da Manhã – Folha de São Paulo, com indexação do banco de imagens. É coordenadora da Biblioteca Pública Poeta Paulo Bomfim e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Itanhaém (SP). Atua como tutora e conteudista em cursos de ensino a distância.

SP Leituras

É editor, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing. Atua na área editorial desde 1978. Trabalhou na Abril Cultural, Prêmio Editorial e outras empresas do setor. Entre 2003 e 2007, foi diretor de Marketing e Comunicação da Câmara Brasileira do Livro, onde coordenou as Bienais do Livro de São Paulo em 2004 e 2006, o Prêmio Jabuti, além de diversos eventos e seminários. É superintendente de Projetos e Programas Culturais da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, onde atua desde 2012. Em 2015, publicou seu primeiro romance Eu queria que você soubesse pela editora SMS/Artemeios.

SP Leituras

Administrador pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professor de Metodologia da Pesquisa na área de Comunicação. Coordenou a área de multimeios e formação na Fundação do Desenvolvimento Administrativo e ministrou cursos na área. Foi coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e gerente de planejamento e dirigente em empresas, entre elas a Editora Brasiliense e, mais recentemente, gerente de projetos na área cultural. É tradutor e, desde 2011, diretor-executivo da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Prefeitura Municipal de São Paulo / Senac SP

Graduada em Biblioteconomia e Letras, especialista em Mediação de Serviços de Informação e Educação, e pós-graduada em Gestão Pública. Supervisora de bibliotecas na Secretaria Municipal de Cultura. Docente no Senac Francisco Matarazzo. Autora do livro Técnico de Biblioteconomia, publicado pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (2010). Autora do capítulo Etapas de formação em biblioteca: um estudo em construção do Caderno de Conteúdos Semana de Formação Cultura, trabalho publicado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2016).

SP Leituras

Formada em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (FESPSP), com curso de extensão em Qualidade de Vida no Trabalho pela PUC São Paulo. É pós-graduada em Gestão Empresarial. Atuou em biblioteca escolar, foi responsável pela implantação de bibliotecas técnicas em conglomerados nacional e multinacional. Atualmente está na gestão pública como Superintendente de Biblioteca da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, gerenciando dois equipamentos estaduais indicados a prêmios nacionais e internacionais: a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo, com extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas. Diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP), coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e docente de pós-graduação do Núcleo de Ciência da Informação na FaBCI/FESPSP. Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching, numa parceria FESPSP e SLAC. É coordenadora da Região São Paulo (gestão 2016-2019) da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação e membro do Conselho de Administração da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Também é consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.