Mask group

Conselho Curatorial

EM Breve

Adriane Freitag David

Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura / Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Lecionou arte ao longo de oito anos e tem vasta experiência como produtora executiva, atuando em instituições como Itaú Cultural e Unibes Cultural. Coordenou o setor de Ação Cultural da Biblioteca Mário de Andrade, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi Gerente Executiva do SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo e seu programa de promoção e internacionalização do cinema nacional, o Cinema do Brasil. Também foi Gerente de Projetos da ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea, sendo responsável pelo Latitude – projeto de internacionalização de Galerias de Arte, em parceria com a ApexBrasil. Hoje é Coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, na Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Andréa Batista de Souza

Conselho Federal de Biblioteconomia | Conselho Regional de Biblioteconomia 

Bibliotecária com especialização em Educação Especial e Formação de Leitores. Atuou na Biblioteca do Porto Digital, coordenando o Projeto Livronauta, que ampliou o acesso de crianças e adolescentes à leitura e tecnologia. Integra a Secretaria de Educação de Pernambuco, lotada na Biblioteca Pública do Estado, um espaço vivo de aprendizagem. Foi presidente do CRB-4 e atualmente compõe a Diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia e do SINTEPE.

Angelina Moreira de Souza

Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira

Bibliotecária e pedagoga pela USP, especialista em Gestão Cultural pelo Senac. Mediadora do clube Leia Mulheres Diadema e membro do Grupo de Trabalho para Governança do SisEB. Atua como bibliotecária na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira e na Casa do Hip-Hop, além de conselheira do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (PcD) em Diadema. Foi delegada em conferências municipais, estaduais e nacionais de Cultura e da PcD.

Bethe Ferreira

Goethe-Institut São Paulo 

Bibliotecária, integra a equipe do Goethe-Institut São Paulo: Centro de Cultura Brasil-Alemanha. Responsável pelo Programa de Fomento à Tradução, que subsidia a tradução de obras de expressão alemã para o português, desenvolve atividades voltadas aos profissionais da área de tradução e coordena projetos literários e digitais do Instituto.

Ediana Borges Lima

Diretoria de Difusão, Formação e Leitura | Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo 

Com trajetória no setor cultural dedicada à pesquisa, produção e gestão de projetos, atua em políticas públicas, programas e ações voltados a bibliotecas públicas e comunitárias paulistas, com ênfase na formação de leitores. Graduada em Gestão Cultural e com MBA em Gestão de Projetos. Na Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, exerce o cargo de Diretora Técnica II, coordenando o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB).

Gabriela Pedrão

Grupo Marista

Bibliotecária pela USP e doutora em Ciência da Informação pela Unesp. Atualmente é bibliotecária no Marista Escola Social Ir. Rui, situado em uma área de alta vulnerabilidade em Ribeirão Preto, é coordenadora e docente do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Claretiano. Também atua como mediadora de clubes de leitura e trabalha há mais de dez anos com divulgação da área de biblioteconomia na internet.

Giovanna Sant’Ana

SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura 

Mestra em Gestão da Informação e especialista em Gestão de Projetos, Atendimento ao Cliente e Gestão Cultural. Atua com gestão de políticas públicas de cultura e programas literários, educativos e socioculturais no terceiro setor, com foco em planejamento, implementação, monitoramento, avaliação de projetos, edição de conteúdos e gestão de processos. Atualmente é superintendente técnica da SP Leituras, organização social responsável pela gestão da Biblioteca de São Paulo, Biblioteca Parque Villa-Lobos, BibliON e  ações do SisEB.

Gonzalo Oyarzún

Consultor (Chile)

Bibliotecário, mestre em Direção e Gestão de Indústrias Culturais e Criativas, consultor internacional e professor universitário. Foi responsável pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile, presidente do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas e membro do Conselho do Livro e da Leitura do Chile. Diretor-fundador da Biblioteca Santiago, possui publicações em livros e revistas no Brasil e no exterior. Autor de A Biblioteca Imaginada: Jardim para Criar Comunidade.

Janaina França de Melo

Biblioteca Carolina Maria de Jesus | Museu Afro Brasil

Bacharel em Biblioteconomia e pós-graduada em Gestão de Conteúdos Digitais. Atuou em bibliotecas públicas e escolares, desenvolvendo projetos de mediação e extensão de leitura. Atualmente, trabalha na Biblioteca Carolina Maria de Jesus do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo e compõe o Grupo de Trabalho para Governança do SisEB.

Léia Santos

Viajar sem sair do lugar​

Bibliotecária, mestra e doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora de bibliotecas em presídios. Voluntária no movimento social da pauta prisional, com atuação na remição de pena por leitura, especificamente na coordenação do projeto Viajar sem sair do lugar no Centro de Detenção Provisória de Santo André.

Marilena Nakano

Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André

Ativista do campo do direito à literatura. Doutora e pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais. Professora aposentada e pesquisadora membro do grupo de pesquisa de universidades latino-americanas. Foi secretária de Educação, Cultura e Esportes de Santo André. Sócia-fundadora e tesoureira da Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André, com atuação em territórios vulneráveis. Membro ativo dos Fóruns de Cultura da cidade de Santo André e do grupo que discute PELLLB.

Marina de Lima Rabelo

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas | Ministério da Cultura 

Graduada em História e Biblioteconomia e mestre em História Social. Pertenceu ao quadro da Fundação Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, tendo atuado também na Biblioteca Demonstrativa em Brasília. Especialista em Gestão e Políticas Culturais e em Gestão de Políticas Públicas. Atualmente atua no Ministério da Cultura, como coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Marinilde Barbosa

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará

Especialista em Gestão em Unidades de Informação e em Gestão de Arquivo. Servidora efetiva da Fundação Cultural do Pará, no cargo de Técnica em Gestão Cultural – Bibliotecária. Atua como coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), desenvolvendo ações na área do livro, leitura e bibliotecas, com foco no fortalecimento das bibliotecas públicas, municipais e comunitárias no estado do Pará.

Valéria Martin Valls

SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura

Doutora e mestra em Ciências da Comunicação e graduada em Biblioteconomia e Documentação, com extensão universitária em Docência e aperfeiçoamento em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. Presidente do Conselho de Administração da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura e 1ª secretária da ABECIN (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação) para a gestão 2025-2028.

 

Vanessa Sousa

SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura 

Publicitária, com pós-graduação em Gestão Cultural, atua no campo das políticas públicas de cultura e programas literários, educativos e socioculturais. Atualmente é gerente de Programas e Projetos na SP Leituras.